terça-feira, 13 de novembro de 2012

Cruel e impiedoso - José Carlos Carturan


Posso lhe fazer uma pergunta? Porque você se cobra tanto? Talvez você esteja estranhando meu “tom”, que pode até parecer agressivo num primeiro momento e pode estar se perguntando o motivo de estar me referindo assim diretamente a você. Aliás, pelo alcance que a mídia escrita e a Internet proporcionam é bem possível que não lhe conheça pessoalmente.

Vou além. Se me pedisse para que eu lhe atribuísse três adjetivos eu diria: Capaz, cruel e impiedoso. E talvez agora você esteja perplexo, surpreso, até mesmo irritado e com vontade de não ler mais o artigo.

Capaz, porque sei que você reúne características, atributos, recursos, talentos e qualidades especialíssimas que o Grande Criador lhe deu para desenvolver sua vida, buscar seus sonhos e objetivos.

Mas afinal, porque então cruel e impiedoso? Duas conotações tão fortes? Porque imagino, quase que aposto que você age assim. De maneira cruel e impiedosa. Com quem? Com você mesmo. E talvez com as pessoas que você mais tem consideração e bons sentimentos.

Você é assim. Eu sou assim. Somos assim. Como digo, somos “pessoas humanas”. E nos comportamos assim. Somos extremamente duros conosco. Não damos a nós mesmos o direito de errar. Ou vai me dizer que você não se critica, não se cobra, não julga a si mesmo o tempo todo?

Pois é, viu como sei como você se comporta? Porque faz parte do processo. O grande problema nisto tudo é que esta cobrança excessiva faz com que não aproveitemos os erros, fracassos e equívocos como oportunidade de aprendizado.

E quando não aprendemos com as oportunidades que a vida nos dá, a tendência é repetirmos os erros. E nos criticamos novamente. E erramos de novo. Ficamos como o cachorro, “correndo em volta do rabo”. E quando somos críticos e exigentes conosco, passamos a ser com os outros também.

E por experiência própria, pare com isso. Não tente agradar a todos, toda hora. Seria bom que aproveitássemos cada lembrete, cada situação ou dificuldade que a vida nos traz como algo precioso para nosso desenvolvimento. Mesmo porque quando paramos de nos desenvolver, sem perceber começamos a morrer.

Ao menos em um final de semana por mês, tenho a oportunidade de dizer a pessoas muito especiais uma frase que gosto muito: “Quando achamos que sabemos todas as respostas da vida, a vida vem e muda todas as perguntas”. E é justamente isto que nos move adiante, nos faz crescer.

Que bom, pois é muito chato conviver com aquelas pessoas que já acreditam saber tudo. E igualmente ruim com pessoas cruéis e impiedosas. E não percebem que os erros fazem parte da caminhada. E que não há caminhada sem tropeços. Aproveite cada tropeço e transforme-os em um impulso rumo a sua magnífica vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário