quinta-feira, 10 de maio de 2012

Criador e Criatura - José Carlos Carturan


Criador e Criatura - Michelangelo

Perceba como esta história pode dizer muito em relação à nossa busca pelos nossos sonhos.
Talvez nossa vida seja tão corrida que nem nos atentemos para isto. Aliás, esta correria, esta falta de tempo pode estar atrelada justamente à quantidade de coisas que temos para resolver. Muitas destas coisas atendem a um binômio que serviu como título da coluna. Criador e criatura.

Os livros sagrados, das mais variadas religiões, apontam que somos feitos à imagem e semelhança do Criador. Deus é este Criador e nós somos as criaturas. Mas, será que esta equação pode ser representada de outra maneira? Somos sempre criaturas ou também somos criadores? O que você pensa sobre isso?

Particularmente, creio que esta resposta seja tão evidente, mas tão evidente que faz com que as pessoas negligenciem seu significado. Da mesma forma que podemos nos considerar criaturas de Deus, devemos saber que somos também criadores.
E talvez você esteja se perguntando: como assim? Simples. Há uma máxima do conhecimento antigo que diz que ‘semelhante ao que está em cima, é o que está embaixo’, ou seja, que assim como acontece no aspecto ‘macro’, acontece no ‘micro’.

De maneira mais direta e objetiva, somos os responsáveis pela nossa realidade. Somos os criadores e as situações de nossa vida são nossas ‘criaturas’. Está cheio de problemas? Pois bem, todos eles são criaturas suas. Tem tido resultados ótimos? Foi você que os criou também. Repita sempre para si mesmo. Criador e criatura. Você é o Criador e o que acontece com você é resultado das atitudes que tem tido em sua vida.
Mas ainda fica uma dúvida: então Deus não tem nenhuma interferência nisto? Mais uma vez, tomo a liberdade de expor minha opinião. Claro que sim. Mas não do jeito que algumas pessoas insistem em considerar. Imagine o seguinte: a pessoa ingere bebidas alcoólicas em excesso por um longo período. Depois de algum tempo desenvolve uma cirrose ou outra doença do fígado. “Culpa” de Deus? Claro que não! Apenas uma consequência das atitudes daquela pessoa. Novamente: criador e criatura.

Outros conseguem admiração, respeito, consideração e carinho de colegas de trabalho, familiares, amigos. Sorte? Acaso? Não! Consequência provavelmente de uma conduta exemplar no dia a dia desta pessoa. Criador e criatura.
E esta lei se aplica a tudo? Penso que sim. Contudo, uma pergunta pode ficar no ar: e naqueles casos em que algo acontece, mas as pessoas (teoricamente) não tem interferência? Acidentes, crianças que nascem com problemas, pessoas que trabalham e fazem tudo ‘direito’ e para as quais aparentemente nada dá certo?

Bem, estas são questões que peço que você avalie de acordo com sua forma peculiar de ver o mundo. Afinal, nem espaço suficiente para discutirmos isto temos aqui. Por enquanto, faça uma auto avaliação. E perceba quais as ‘criaturas’ que você tem gerado em sua vida. Veja se está fazendo como Mary Shelley e criando ‘Frankensteins’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário