segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Comprometimento? Difícil.... - José Carlos Carturan



Ultimamente tenho tido a oportunidade de conversar com diversos líderes e gestores de Recursos Humanos de empresas dos mais variados setores e tamanhos. É bacana perceber a constante ebulição que permeia o mercado e atender às demandas de treinamento e desenvolvimento que auxiliam os profissionais que estão inseridos nesta jornada árdua e competitiva.

Nestas situações há os assuntos que são ‘campeões de audiência’ como pontos a serem trabalhados entre as equipes: relacionamento interpessoal, liderança e comunicação são geralmente temas necessários para que resultados melhores sejam obtidos.

Entretanto, ultimamente um novo assunto vem sendo bastante solicitado e uma palavra vai ganhando cada vez mais força dentro das organizações: comprometimento. E talvez você, principalmente se estiver atrelado a áreas de gestão de pessoas, pense: agora? Isso já é a um bom tempo assunto importante dentro de empresas. Sem dúvida.

O fato é que o velho e conhecido ‘vestir a camisa’ tem sido um dos pontos mais complicados nesta relação profissional/empresa. Mas afinal, o que faz a pessoa ser ou não comprometida com o trabalho ou com a equipe? E mais: o que é comprometimento?

Há diferentes definições para esta palavra, mas no ambiente corporativo comprometimento ganha contornos voltados aos vínculos e à dedicação do funcionário aos objetivos, tarefas e valores preconizados pela empresa. Alguns pontos podem parecer subjetivos, mas é fato que ter um funcionário comprometido é o ideal de qualquer gestor. Mas, por que será então que o comprometimento é um ponto tão nevrálgico?
Confesso que estes anos trabalhando na área do comportamento humano associados a leituras, cursos e o dia a dia que encontramos nas empresas me fizeram chegar a uma conclusão um pouco diferente do que as pessoas pensam. A resposta para esta pergunta, sobre o motivo que os funcionários não são comprometidos com a empresa é simples.

Boa parte das pessoas não são comprometidas com as empresas por que... não são comprometidas  nem consigo mesmas!! Viu? Simples assim...

Como exigirmos comprometimento para com a causa ou a missão da empresa de alguém que não tem compromisso nem com suas próprias causas?

Do mesmo jeito que muitos vivem os dias apenas olhando o calendário e vendo a vida passar, sem se dedicar a propósitos pessoais, muitos veem na empresa apenas uma maneira de ganhar seu sustento. Sustento suficiente para continuar ver a vida passar e muitas vezes reclamar dela. Até aí, nenhum problema. O destino de cada um depende da qualidade das decisões que toma.

O problema é que essas pessoas sem comprometimento podem por em xeque resultados de empresas e equipes compostas por pessoas essencialmente comprometidas. Sim, essa é a boa notícia. Há pessoas extremamente comprometidas. No trabalho, com sua família, com seus colegas, mas acima de tudo comprometidas com seus propósitos e sua própria felicidade. E você? Em qual das categorias se enquadra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário