sexta-feira, 8 de março de 2013

O dia delas - José Carlos Carturan



Hoje é 08 de março, dia delas. Mas não deveria. Não deveria haver um dia só, todos os dias deveriam ser delas. Sempre corremos o risco de cair no pieguismo ao fazermos uma homenagem. Contudo, desta vez fica mais fácil de perceber que não se trata apenas de jogo de palavras, de discurso vazio.

E porque hoje? Porque diferentemente de outras datas que foram criadas para fins comerciais ou apenas para copiar outras regiões do mundo, como não poderia deixar de ser o Dia da Mulher é repleto de significados.
A data foi instituída devido a uma mobilização realizada por tecelãs em uma fábrica de Nova Iorque, nesta data, em 1857 reivindicando entre outras coisas melhores condições de trabalho e equiparação de salários com os homens. A manifestação foi reprimida violentamente e cerca de 130 mulheres morreram carbonizadas. Tal fato representa a riqueza existente dentro dessas mulheres.

E assim são elas: contundentes quando se é necessário e num piscar de olhos dóceis e amáveis. Você, independente de ser homem ou mulher sabe o que estou falando. Se for mulher porque sente literalmente na pele as ebulições hormonais e as contradições em ser deste sexo. Se for homem entende tão bem quanto, visto que provavelmente já se deliciou, assustou ou ficou perplexo ante tantas alterações.

Agraciadas com o milagre maior da existência que é a concepção, foram também dotadas com toda a pluralidade possível. Há dezenas de ditados que mencionam quão especiais as mulheres são.

Dentre eles, destaca-se aquele que diz que “Por trás de um grande homem, sempre existe uma grande mulher”. Fato. Como o contrário também é verdadeiro. Da mesma forma que são o alicerce na vida de um homem, podem ser o desacerto. Queira o homem ou não. O contrário não é verdadeiro. As mulheres só sucumbem perante os homens se permitirem que isso aconteça.
Há histórias de governos que foram derrubados, de guerras que foram declaradas (a de Tróia, por exemplo), de nações que foram devastadas ou erguidas por intervenção direta ou indireta desses seres únicos e inigualáveis. As mulheres. Que foram cantadas em verso e prosa. Sensuais como Marylin Monroe, enigmáticas como Monalisa, poderosas como Cleópatra ou benemerentes e altruístas como Madre Teresa.

Assim são elas. Lunares, inconstantes, contraditórias, insinuantes, fortes, guerreiras, firmes, dóceis, mas acima de tudo... sinuosas e desconcertantes. Para o bem e para o mal. Podem representar a pureza ou a perdição, a sorte e o azar. A quietude ou o desassossego. Podem ser tudo. E são.

Concordemos ou não nestes pontos é possível que tenhamos algo em comum. Certamente cada um de nós, já teve um grande exemplo de mulher em nossas vidas. Já tive muitos. Mas os mais fortes para mim são minha avó, minha mãe, minha irmã e minha esposa. Representam dentre outras coisas a conquista, a serenidade, a disciplina e o amor. E você tem alguma mulher como exemplo de vida? O que esta mulher representa para você?
Parabéns mulheres! Sintam-se homenageadas. E obrigado!

Um comentário: