segunda-feira, 18 de março de 2013

Senshi - Guerreiro - Carmem Midori Ferreira



O Oriente nos traz muitos contos a respeito de estranhas formas de poder, de uma força como a do vento e da água que concentradas tinham o poder de varrer tudo em seu caminho. Esse poder foi chamado por muitos nomes e o que aparece com mais frequência, especificamente no Japão é o conceito de Ki ou centro. Quase todas as artes marciais em algum ponto de seu desenvolvimento, mencionam esse poder, considerando-o como energia intrínseca. O Aikido sintetizou a partir de várias outras artes marciais uma que abrangesse toda essa riqueza e complexidade, seguindo os conceitos religiosos e filosóficos do Zen Budismo a relação mente , corpo e energia, misturou a mais alta ética da humanidade a prática das artes marciais onde não existe competição, uma vez que sua finalidade é o desenvolvimento do espírito

Por alguns valores da sociedade, somos educados a competir por tudo a nossa volta, deixando muitas vezes de lado conceitos valiosos sobre cooperação, colaboração, respeito, honra e honestidade.

Com base nisso podemos pressupor que ninguém ascende à categoria de iniciado somente pela leitura e que é na humanidade que partilhamos da mesma origem, a divina, e o único e maior inimigo a ser vencido somos nós mesmos.

Surge então um novo conceito a ser analisado, a Inteligência Social , desenvolvida no decorrer da vida, através do contato com as pessoas e da nossa interação com o ambiente onde vivemos. Ela reúne dois ingredientes que podem ser organizados em duas categorias amplas: a consciência social – o que sentimos em relação aos outros – e a facilidade social – o que fazemos de posse dessa consciência.

cada vez mais empresas de todos os portes estão buscando por profissionais equilibrados, não só pela própria autoestima, mas também pelas relações confiáveis com os demais. Mesmo que durante o processo de trabalho se perceba algum revés, obstáculos ou qualquer dificuldade, estes profissionais conseguem naturalmente flexibilizar nas relações sociais, atravessar os obstáculos e conseguir resultados surpreendentes, não visando apenas seus méritos, mas também acreditando que os colegas fazem parte desta vitória.

Trata-se de um dos principais preceitos do Aikido, que quer dizer o Caminho da Harmonia.
Considerando que aptidão é uma série de requisitos necessários ao exercício de determinada atividade e que os fracassos de um negócio ou projeto podem ser atribuídos a diversas causas, é lícito pensar que as coisas não acontecem por acaso. As mulheres ou os homens fazem com que aconteçam ou impedem que aconteçam, um dos preceitos do Bushido.

A técnica de orientar a aprendizagem de novos modelos mentais ( Waza), de formar hábitos e implantar a Inteligência Social nos ambientes corporativos, tem características bem definidas e exige uma ação continuada(Wajutsu ). Mudar a atitude das pessoas, com a missão de criar um clima mais satisfatório entre os colaboradores, aumentar-lhes a motivação e torná-los mais receptivos e alinhados com as estratégias da alta direção exigirá a compreensão de que a proposta da Inteligência Social pressupõe uma relação de ensino X aprendizagem, muito enfatizada nos treinos de base dentro do tatame .

Ensino é a transferência de conhecimento organizado de certa atividade. Aprendizagem é a incorporação daquilo que foi instruído ao comportamento do indivíduo (Mokusso). Portanto, adotar a IS assim como no Aikido significa aprender uma aptidão para modificar o comportamento em direção àquilo que foi instruído. Significa mudar modelos mentais e aprimorar o espírito na alma de um Samurai (Bujutsu).

Benefícios presentes em profissionais com Inteligência Social, em que o (Sensei) percebe nas equipes bem sucedidas, há uma predominância de pessoas inteligentes socialmente e que adotam um papel sócio emocional apoiando as necessidades dos membros da equipe e ajudando a fortalecer a entidade social ( Dojo). Elas demonstram com frequência os seguintes comportamentos:
- Aprimoramento da compreensão (Kami),
- Orientação para o treino ( Dojokum),
- Desenvolver os outros e fomentar a diversidade ao cultivar oportunidades através de diferentes tipos de pessoas,consequentemente encorajam e são amigáveis e receptivas às ideias dos outros;
-Louvam e encorajam os outros para estimular as suas contribuições (Zarei );
- Harmonizam ( Ai ki) – reconciliam os conflitos de grupos;
- Ajudam as partes em divergência a chegarem a um acordo;
- Reduzem tensão ou amenizam as emoções de alguma outra forma quando o ambiente no grupo está tenso ( Budo),
- Apoiam - acompanham a equipe; concordam e apoiam as ideias de outros membros da equipe;
- Conciliam ( Zazen) e são flexíveis a ponto de mudarem as suas próprias opiniões para poderem manter a harmonia.

Esses benefícios congregados configuram que todos nós, seres humanos, temos um viés interno para a empatia, a cooperação e o altruísmo. Para tanto, porém, precisamos desenvolver a inteligência social e estimular tais capacidades em nós mesmos e nos outros.
O Aikido é um caminho de integração e eficiência para atingir esse objetivo, uma vez aceito os princípios fundamentais da arte, o praticante atinge simultaneamente o tênue equilíbrio do céu e a terra (Ten Shi ) que ao ser expandido, o florescimento final da unidade do homem com o universo é integrado onde quer que estejam.



Sobre a autora:
Carmem Midori é Bacharel em Comunicação Social – 2000 UMC ( Universidade de Mogi das Cruzes, com Curso Superior de Formação Específica em Gestão Empresarial, Disseminadores de Educação Fiscal – Ministério da Fazenda ESAF ( Escola Superior de Administração Fazendária )e Practitioner em PNL pela Elleven Treinamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário