terça-feira, 28 de maio de 2013

Aceitação: fracasso ou vitória? - Samara Silva



Quem nunca passou por uma situação indesejável na vida? Aquela situação em que nos vemos sem saída, de mãos atadas, sem saber como agir, ou tudo o que fazemos parece não ter efeito sobre a situação. Em alguns casos são situações que envolvem a vontade e o jeito de agir de outras pessoas e essas vontades e formas de agir vão de encontro com o nosso jeito de fazer as coisas ou com o que planejamos para nós.

Em muitos livros ou textos sobre iluminação espiritual e assuntos relacionados e até na bíblia em algumas passagens fala-se sobre a aceitação. Sobre não resistir a uma situação indesejável e assim transcender e viver além dessa situação ou condição. Nunca gostei muito da ideia de aceitar algo que me prejudica, que me impede de ter ou ser aquilo que desejo ou que vá contra meus valores pessoais.

A boa notícia é que aceitação verdadeira não significa que você precisa aceitar o desconforto ou o sofrimento e conviver com isso para o resto da vida, muito menos se obrigar a deixar seus desejos e valores de lado. Aceitação verdadeira é aquele sentimento de alívio que você sente quando descobre que por mais desagradável que uma situação seja, ela nunca será capaz de afetar quem você é de verdade. O fato dessa circunstância desagradável existir em sua vida, não te torna menor ou pior. O que você é de verdade, nada tem a ver com acontecimentos externos, o que você é de verdade está muito além disso. Desse modo nos livramos da culpa que pode estar ali escondida, nos livramos também de vários sentimentos e pensamentos destrutivos que acabamos tendo sobre nós mesmos por causa dessa circunstância e aquilo que sobra, quando permitimos que todos esses sentimentos e ideias distorcidas se vão, é o alívio, a aceitação verdadeira.

A aceitação faz você se tornar um com a situação, você não é mais alguém preso a uma condição, gritando e amaldiçoando à tudo e à todos, resistindo e querendo sair desesperadamente dali. Você se torna parte daquilo. E esse é o ponto chave e também, na minha opinião, é onde está a maior beleza da vida: Como você poderia mudar algo que você não é? Como seria possível mudar algo separado do que você é? Impossível não é?Você só consegue mudar algo do qual você faz parte. Algo que seja parte de você.

É desse modo que a verdadeira aceitação funciona. Ao se sentir parte de alguma coisa que antes era inaceitável na sua opinião, seu modo de ver as coisas mudam, você se torna mais flexível e aberto a alternativas diferentes as quais você não tem acesso quando está no estado de resistência. Já aconteceu de você ficar um tempão tentando resolver uma charada, ou consertar alguma coisa e alguém chega e após uma "olhadinha rápida", diz: "ah já sei... é assim, olha" e em 10 segundos a pessoas resolve o que você passou longas e cansativas horas tentando resolver, e aí você pensa "é tão simples, como eu não enxerguei isso antes?"

Na vida não é diferente, a gente muda constantemente e consequentemente tudo a nossa volta muda. Você não precisa conviver com nada que não queira, na vida dá-se um jeito para tudo. E nada, absolutamente nada que acontece no mundo externo pode atingir o herói que há dentro de cada um!



Sobre a autora:

Samara Silva é Professora de Inglês, Practitioner em PNL, Graduanda em Administração de empresas

Nenhum comentário:

Postar um comentário