quarta-feira, 4 de abril de 2012

Oportunidades escondidas - José Carlos Carturan


Ontem estava tomando café e na mesa ao lado havia duas amigas batendo papo. Pelo volume nada baixo do diálogo, foi impossível não ouvir o teor da conversa. Uma delas, de modo veemente reclamava aos quatro ventos sobre a vida, os problemas, as dificuldades. Ás vezes chegava a praguejar contra a má sorte, que segundo ela, insistia em acompanhá-la.

Até aí tudo bem. Todos nós estamos sujeitos a momentos de desabafo. O que me deixou intrigado foi quando no meio desta onda de lamúrias, a jovem, que pela aparência não passava de seus 22, 23 anos reclamou que a ‘vida não lhe dava oportunidades’. Ao ouvir isto, comecei a refletir sobre aquela afirmação. Pensei: será que a vida não nos dá oportunidades? Ou nós é que não percebemos quando elas aparecem?

E então? O que você acha? Alguns não recebem as tais oportunidades ou todos nós de alguma forma temos sim estas oportunidades, mas por algum motivo as ignoramos?

É bem possível que estas perguntas gerem respostas distintas e controversas. Particularmente, enxergo esta situação por alguns prismas diferentes. Primeiro: acredito que muitas vezes a questão não é esperar pelas oportunidades e sim buscá-las, criá-las, gerar um ambiente propício para que as boas sincronicidades aconteçam.

Segundo ponto: Em certas situações as chances que são criadas por nós ou são geradas pelas nossas ações não são tão nítidas. Aparecem disfarçadas de problemas, obstáculos, dificuldades. E geralmente as pessoas estão tão focadas em problemas cotidianos, reclamando da vida ou dando palpite na vida dos outros, que não têm a percepção suficiente para detectar estas possibilidades que surgem.

Outro fato relevante a ser considerado é que em muitos momentos as pessoas ‘pedem’ oportunidades, mas não se preparam adequadamente para aproveitá-las. Uma das coisas que falo em treinamentos e que talvez as pessoas não deem a devida importância é isto. Que as pessoas tem aquilo que estão PREPARADAS para ter. Sejam oportunidades ou obstáculos, aparecem na nossa vida somente se estivermos preparados para lidar com eles.

E por último. Talvez na maioria das vezes, consideramos ‘oportunidades’ coisas que nós pedimos para acontecer e só encaramos como tal quando são exatamente da maneira que imaginamos. Acabamos limitando nosso campo de visão, já que em alguns momentos as oportunidades são diferentes da que almejávamos, mas até maiores do que estamos esperando.

Cabe a nós estarmos preparados adequadamente e atentos, muito atentos aos pequenos sinais que a vida nos dá. Está com um problema? Procure observá-lo de um ângulo diferente. Pode ser que justamente aí, resida a grande oportunidade de desenvolvimento que tanto você deseja e merece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário