quarta-feira, 11 de abril de 2012

A PNL e os comportamentos que interferem no desempenho do ser humano - José Carlos Carturan


Vivemos numa época onde o crescente interesse pelo auto desenvolvimento, pelo “cuidar” do SER humano, nos impulsiona cada vez mais na busca do auto conhecimento, saber a origem de sentimentos que limitam a vontade e a capacidade produtiva do ser humano.
Qual a origem e porque se proliferam de forma assustadora manifestações como estresse, depressão, ansiedade, insônia, doenças psicossomáticas, enfim, desequilíbrios psíquicos que interferem no desempenho do ser humano?

De onde surgem os pensamentos que colocam dúvidas em nossa capacidade de realização? Como evitar padrões destrutivos que limitam a capacidade de autossuperação? Como manter a vontade em realizar e manter o crescimento pessoal? Como se comunicar de forma efetiva? Como entender o comportamento das pessoas com as quais nos relacionamos? Como ajudar as crianças de hoje a se tornarem adultos livres de problemas psicológicos e das dúvidas que nos afligem? Como se livrar de crenças e padrões de comportamento que desequilibram nossas ações? Como enfrentar os problemas do cotidiano com tranquilidade? Como evitar o estresse, insônia, depressão?

Diante deste quadro surgem inúmeras alternativas sobre técnicas curativas, métodos de superação pessoal, cursos para capacitação e desenvolvimento profissional, para melhorar os relacionamentos, a comunicação, cursos de liderança, técnicas de visualização, pensamento positivo, aumento do poder mental, etc,etc,etc
Com o crescente número de pessoas buscando essas respostas e tentando resolver dois dos grandes dilemas da humanidade, surgem duas perguntas fundamentais: porque fazemos e sentimos coisas que não gostaríamos de fazer ou sentir e por inúmeras vezes e não conseguimos mudar? – e a segunda pergunta; -Porque deixamos de fazer coisas que sabemos que deveríamos fazer para conquistar resultados que almejamos e então poder experimentar sentimentos agradáveis de conquista e bem estar?

A PNL -Programação Neuro Linguística- vinda do trabalho de um estudante de Psicologia e de um professor de linguística da Universidade de Santa Cruz na Califórnia, que sistematizaram conhecimentos milenares numa metodologia para tornar simples e eficaz seus efeitos sobre o comportamento humano, nos dá a oportunidade de aplicar inúmeros métodos de mudança comportamental, cursos e técnicas de comunicação, de negociação, relacionamento pessoal, auto cura e outros tantos pontos que tangem este segmento do desenvolvimento pessoal.

A PNL é uma forma para qualquer pessoa colocar em prática novos modelos para uma melhor comunicação que permitirá entender como são construídos os pensamentos. Assim é possível desconstruir referências limitantes, como traumas, compulsões, crenças, etc.
Por meio da PNL podemos nos conscientizar de habilidades próprias e inatas, mas na maioria das vezes adormecidas, e gerar mudanças positivas, criativas e evolutivas em nossas vidas. Podemos dizer que a PNL é a ciência da arte da excelência humana.

A PNL possibilita o desenvolvimento de habilidades pessoais para alcançarmos resultados que nos propomos, seja no campo terapêutico, profissional ou pessoal. Por meio das técnicas da PNL, podemos identificar com precisão o processo de pensamento interno das pessoas e ajudá-las a se capacitarem com opções conscientes para a busca de soluções, aumentando assim a flexibilidade para criarem um estado interno de motivação, melhores tomadas de decisões, aprendizagem, comunicação, criatividade e desenvolvimento emocional.

Como ciência aplicada, a PNL oferece procedimentos práticos e específicos para a educação, treinamento, terapia, trabalho e negócios.

Na área educacional e terapêutica, oferece soluções para ansiedade, estresse, fobias, problemas de relacionamento com filhos ou cônjuge, depressão, falta de confiança e autoestima, dificuldade de aprendizagem, problemas no trabalho, problemas de relacionamento chefe-subordinado, melhora da qualidade de vida, definição de projeto de vida, mudança de crenças limitantes, etc.

Na área organizacional; motivação e persuasão entre companheiros, subordinados ou superiores, conflitos de personalidade, coordenação de encontros e reuniões de negócios, preparação de entrevistas, estabelecimento de um sistema de comunicação claro e convincente, mudança de atitude, processos de avaliação de candidatos e tantas outras situações do nosso cotidiano.

Podemos dizer seguramente que a PNL é a disciplina cujo campo de ação é diretamente na estrutura da experiência subjetiva do homem. A PNL apresenta e trabalha com ferramentas específicas que podem ser aplicadas efetivamente em qualquer interação humana.

Vale a pena conhecer esta tecnologia que gera resultados práticos, objetivos e consistentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário