segunda-feira, 22 de abril de 2013

Peso nas costas - Ana Carolina Campos Vieira



Muitas vezes nos sentimos pesados, carregados, como se o mundo todo estivesse em nossas costas. Geralmente isto ocorre quando tentamos absorver, além dos nossos, os problemas de outras pessoas.

Costumamos pensar que ajudando os outros a resolverem seus problemas, estaremos contribuindo de forma positiva. Estar fora da situação nos coloca numa posição diferente, e com nossos valores e crenças temos sempre uma solução imediata. Porém, o que é bom para nós, nem sempre é bom para o outro.

Cada pessoa passa pelo que tem que passar. Neste momento, a assertividade é a melhor solução. Ao nos colocarmos no lugar do outro, podemos compreender seu momento, seu sofrimento, seu desabafo. Isso não significa pegar o problema do outro para nós. Significa que compreendendo, podemos ajudá-lo a encontrar o melhor caminho.

Se carregarmos os problemas dos outros em nossas costas, ficaremos com nossa alma arcada de sofrimento, e isso não nos fará bem, e menos ainda a quem precisa da nossa ajuda. As pessoas precisam enfrentar sozinhas seus problemas, pois nada é em vão e tudo tem um sentido, mesmo que possa parecer absurdo, inexplicável e injusto.

Nosso papel é fortalecer nossa energia e sermos transmissores de boas vibrações. Estarmos bem conosco é a melhor forma de ajudarmos nosso próximo.

Errar e acertar faz parte da caminhada, rumo à própria evolução pessoal e espiritual. Por isso cada um deve seguir seu caminho, pisando ora em pedras, ora em pétalas. Nossa função é estarmos prontos, não para carregar problemas que não nos pertencem, e sim estarmos ao lado, de mãos dadas guiando e exalando confiança e determinação.

Durante este processo, que não é nada fácil, surgirão muitas dúvidas, provações, palavras e atitudes rudes e desafiadoras, e será fácil nos sentirmos culpados em não poder ajudar mais, agir mais. Neste momento, só teremos a oferecer nosso amor e nossa compreensão. Qualquer coisa, além disso, irá de encontro ao propósito maior que é ajudar o outro a superar seus limites.

Ter ao nosso lado alguém que nos ouve, nos olha nos olhos e nos transmite confiança é o que nos dá conforto nos momentos mais difíceis.
Temos que dar tempo ao tempo, pois só ele cura as feridas, cicatriza maus sentimentos, nos faz compreender nossas falhas, e mesmo que tardiamente acaba mostrando a cada um, o que e principalmente quem realmente tem valor em nossas vidas.




Ana Carolina Campos Vieira é coordenadora de Departamento Pessoal, Administradora de Empresas, Pós Graduanda em Direito do Trabalho para Gestão de Pessoas no INPG (Instituto Nacional de Pós-Graduação). Practitioner em PNL pela Elleven Treinamentos e Nível II de Reiki.



Nenhum comentário:

Postar um comentário