segunda-feira, 13 de maio de 2013

Ego - Vinícius Vieira



Um assunto sobre o qual venho me questionando muito ultimamente, desde que comecei minha jornada do autoconhecimento é a respeito do Ego.Afinal, o que é o Ego? Ego significa "Eu" e há muitas definições a respeito dele, dependendo da perspectiva em que se olha.

De uma forma simplificada, vertentes psicanalíticas e filosóficas o vê como um mecanismo de defesa, um defensor da personalidade, um mediador dos desejos interiores e a realidade de um indivíduo. Já uma vertente mais espiritualista de Osho, o vê como um reflexo da sociedade, de outros indivíduos em nós, ou um modelo de como gostaríamos de ser vistos pelos outros indivíduos.

Independente do ponto de vista, o ego pode se tornar uma coisa prejudicial na vida de um indivíduo. Muitas vezes, inconscientemente, somos movidos por essa grande força, que acaba nos prejudicando. Ela geralmente age de uma forma sutil, muitas vezes no nosso desejo de aprovação, de nos mostrarmos úteis ou importantes perante a alguém que queremos. Isso acaba trazendo um grande peso para nós mesmos, pois a quantidade de energia e esforços gastos com essas coisas é muito grande, sem contar n a frustração e decepção posterior que teremos que lidar, caso nossas expectativas não forem atingidas.

Todos nós temos Ego, mas, como diz um grande sábio que conheço: "Eu tenho um Ego, mas eu não sou meu Ego". Somos todos muito maiores do que ele, nossa verdadeira essência é muito mais profunda do que a mera superficialidade de um Ego.

Todas as vezes que nos deparamos com situações que nos incomodam, devemos sempre procurar nos questionarmos: "Isso é meu verdadeiro Eu ou meu Ego agindo?", e devemos sempre ser honestos com as respostas, pois só assim aprenderemos a entender melhor como todo esse mecanismo funciona e saberemos qual a atitude mais sensata a tomar perante quaisquer destas situações. Quanto mais nos habituamos com este exercício, mais inconsciente ele se torna e com o tempo acabamos deixando o Ego de lado, revelando nossa verdadeira essência. É uma caminhada longa, mas com recompensas ilimitadas.




Sobre o autor:
Vinícius Vieira é professor de inglês, Practitioner em PNL e possui formação em Hipnose Clínica.

2 comentários:

  1. Gosto muito destes pensamentos a respeito do "eu", de conhecer-se ao ponto de reconhecer a sua essência. Acho que é o primeiro passo pra se atingir uma plenitude pura.
    Parabéns e obrigado !
    Abraços
    Alan

    ResponderExcluir
  2. Muito bom..o ego realmente não deve ser nosso companheiro de jornada!
    Abraços.....Carol Vieira

    ResponderExcluir